A TV digital e a integração das tecnologias na educação
A digitalização permite, registar, editar, combinar, manipula todo e qualquer meio, em qualquer lugar, a qualquer tempo.
As mudanças que estão acontecendo na sociedade, medidas pelas tecnologias em rede, são de tal magnitude que implicam, a médio prazo, em reivindicar a educação como um todo, em todos os níveis e nem todas as formas. O computador fica cada vez mais potente e menor, ligado a Internet banda larga, a redes sem fio, à comera digital, ao celular, aos tocadores de musica.
A rapidez da evolução dos serviços da Internet e no celular, com muitas formas de navegação, escolhas e interação obrigará à tv a ser muito mais participativa, a oferecer formas de participação mais abrangentes, a médio prazo, para não perder mercado.
Sem educação de qualidade, as pessoas tem menos poder de fazer crítica, de realizarem escolhas mais abrangentes. A tv pode ser utilizada de forma muito rica e participativa com a digitalização e integração das mídias, mas sem uma melhoria efetiva na educação e nas condições económicas correspondentes, a tv continuará ditando o lazer das pessoas, oferecendo mais oportunidades de concorrer a prêmios, de fazer compras, o que convenhamos não é um grande ganho em relação à tv atual.
Fonte José M. Moran
www.eca.usp.br/prof/moran
Nenhum comentário:
Postar um comentário